quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bebidas Alcoólicas: Vantagens e Desvantagens

Ninguém resiste a uma taça de vinho ou de licor, bebidas saborosas mas que fazem uma boa diferença quando se trata de emagrecimento. As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias. Para se ter ideia, um grama de álcool fornece sete Kcal. Por isso, em programas de emagrecimento, as bebidas alcoólicas são eliminadas, visto que estão no lugar de alimentos e bebidas realmente importantes.
O excesso na ingestão de álcool pode causar oclusão vascular, arritmias, cirrose hepática, câncer gástrico ou intestinal e síndrome alcoólica fetal em mulheres grávidas.

Hoje em dia, já se sabe que existem bebidas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde, ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Considerado um alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides – substâncias responsáveis pela função de prevenir doenças cardiovasculares por meio de sua acção antioxidante.
A substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos factores de desenvolvimento destas doenças.

O suco de uva apresenta as mesmas características do vinho tinto e, segundo algumas pesquisas recentes, os flavonóides do suco de uva permanecem por mais tempo no organismo do que a mesma substância presente no vinho tinto. O recomendado é uma taça de vinho tinto ou de suco de uva por dia, com excepção às pessoas que apresentam patologias que necessitam de tratamentos que proíbem a ingestão de bebida alcoólica. Com relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias se comparadas com as demais e em relação à quantidade e ao teor alcoólico. Bebidas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e, desta forma, apresentam mais calorias.
Com isso, o ideal é ter moderação com relação às bebidas, mesmo com as que possuem efeitos benéficos comprovados e as que possuem menos calorias. Como tudo na vida, para ter uma vida saudável e emagrecer, é importante ter moderação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário