O excesso na ingestão de álcool pode causar oclusão vascular, arritmias, cirrose hepática, câncer gástrico ou intestinal e síndrome alcoólica fetal em mulheres grávidas.
Hoje em dia, já se sabe que existem bebidas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde, ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Considerado um alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides – substâncias responsáveis pela função de prevenir doenças cardiovasculares por meio de sua acção antioxidante.
A substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos factores de desenvolvimento destas doenças.

O suco de uva apresenta as mesmas características do vinho tinto e, segundo algumas pesquisas recentes, os flavonóides do suco de uva permanecem por mais tempo no organismo do que a mesma substância presente no vinho tinto. O recomendado é uma taça de vinho tinto ou de suco de uva por dia, com excepção às pessoas que apresentam patologias que necessitam de tratamentos que proíbem a ingestão de bebida alcoólica. Com relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias se comparadas com as demais e em relação à quantidade e ao teor alcoólico. Bebidas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e, desta forma, apresentam mais calorias.
Com isso, o ideal é ter moderação com relação às bebidas, mesmo com as que possuem efeitos benéficos comprovados e as que possuem menos calorias. Como tudo na vida, para ter uma vida saudável e emagrecer, é importante ter moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário