quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tratamento do Alcoolismo

O Alcoolismo, hoje em dia, já pode ser tratado com a utilização de três substâncias eficazes na supressão do desejo do álcool que são a naltrexona, a acamprosato e a ondansetrona.
  • Naltrexona: o objectivo desta substância é o bloqueio do prazer proporcionado pelo álcool, cortando o ciclo de reforço positivo que leva e mantém o alcoolismo. Os principais efeitos da naltrexona são o enjoo, o vómito, mas não são intensos ao ponto de impedir a continuação da sua ingestão.
  •  Acamprosato: esta substância além de inibir os efeitos da abstinência, inibe os efeitos do álcool, diminuindo as taxas de recaídas para os pacientes que interrompem o consumo do álcool. Esta substância também tem efeitos secundários, como a confusão mental leve, dificuldade de concentração, alterações das sensações nos membros inferiores, dores musculares e vertigens.
  • Ondansetrona: há poucos estudos sobre a eficácia desta substância no alcoolismo, mas sabe-se que a sua utilização recai sobre os pacientes alcoólicos à pouco tempo. Inibe o reforço positivo, ou seja, inibe o prazer que álcool proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário